Quem sou eu

Minha foto
Sou Major da Polícia Militar, Pedagogo, Especialista em Segurança Pública, Já ocupei as funções de Diretor do Colégio da Polícia Militar-PB (nov2009-jun2017), Coordenador-Geral do PRONATEC na Paraíba (mai2016-mai2017) e Coordenador de Polo do PBVest (2015-jun2017). Atualmente componho o Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar da Paraíba, na função de Coordenador do EM/4-Políticas de Prevenção. Acredito que o nosso Brasil pode melhorar muito mais, na medida em que todos possam colaborar com as suas capacidades. TWITTER : @ElmerMelz ; FACEBOOK: Elmer Melz

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Coral do Colégio da PM é entrevistado em rádio da Capital

Os integrantes do Coral do Colégio da PM foram convidados pela produção do programa Correio News Paraíba, da Rádio Jovem Pan Sat, para serem entrevistados pelo apresentador Paulo Neto.

O regente do coral, Tenente Alixandre maracajá, acompanhou os coralistas e também respondeu perguntas do apresentador.  Foi falado da participação em eventos em 2012 e dos convites para 2013.

Ao término, os ouvintes puderam aproveitar o talento melódico dos jovens alunos do Colégio da Polícia Militar.

 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Colégio da PM teve 17 trabalhos contemplados nos prêmios ESCOLA DE VALOR e MESTRES DA EDUCAÇÃO

http://www.pm.pb.gov.br/pagina_noticia_7406.htm


O governador Ricardo Coutinho presidiu , nesta segunda-feira (17), no Espaço Cultural, em João Pessoa, a solenidade de entrega dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor. Os prêmios foram instituídos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Cerca de 2,5 mil professores se inscreveram no prêmio Mestres da Educação e as 804 escolas da rede estadual foram inscritas automaticamente no prêmio Escola de Valor, prêmios estes que consistem na valorização e premiação das experiências administrativas exitosas, resultantes de ações integradas e executadas por profissionais de educação, em exercício nas escolas públicas estaduais de educação básica, e que, comprovadamente, estejam tendo sucesso no enfrentamento dos desafios no processo de ensino e aprendizagem.
Os prêmios fazem parte do Plano de Gestão Paraíba faz Educação, lançado em agosto de 2011, e está na sua segunda edição.


O relatório do plano de gestão apresentado pelo Capitão Elmer Melz, diretor do Colégio da Polícia Militar, foi contemplado com o Prêmio Escola de Valor, bem como dezesseis (16) professores foram vencedores no Prêmio Mestres da Educação.

Abaixo segue relação dos trabalhos vencedores e seus autores:

1 -  RELATÓRIO DE GESTÃO/2012 (Capitão Elmer Melz – Diretor)  

2 - O CORDEL É ARTE, LER FAZ PARTE E NESTE RESGATE O CPM FAZ ARTE (HISTÓRIA – PROFª  IEDA FREIRE)

3 - FAST-FOOD EM FOCO (MATEMÁTICA – PROFª ÂNDRIA ROSSELY)

4 - O USO DE VIDEOS INFANTIS NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA EXPÉRIÊNCIA QUE DEU CERTO (BIOLOGIA – PROFª GISELE BEZERRA).

5 - PROJETO: HIPERTENSÃO ARTERIAL NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA (CIÊNCIAS - PROFA SGT ZENILDA)
 
6 - A PRÁTICA DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DOS ALUNOS (MATEMÁTICA  SGT JÂNIO)

7 - PROJETO EDUCACIONAL A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS (POLIVALENTE – CB ANA CRISTINA)


8 - INCENTIVO AO ESTUDO DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA: PRÁTICA EDUCATIVAS ATRAVÉS DO PREMIO JOÃO PEDRO TEIXEIRA E 4ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL. (HISTÓRIA - PROF. SD FONTES)

9 - VOLEIBOL: UMA SACADA NO RESGATE DA CIDADANIA (ED. FÍSICA - PROFA SD LARISSA)

10 - CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (MATEMÁTICA - PROF.SD RONDINELLY)


11 - LIDERANÇA E DISCIPLINA: FORTALECENDO AS ATIVIDADES DE RESPEITO E DE COOPERAÇÃO NAS AULAS DE ORDEM UNIDA NA EEEFM DR FERNANDO MOURA CUNHA LIMA (INSTRUÇÃO GERAL – PROF. SD CLEMENTE)

12 - CURSO GRATUITO PREPARATÓRIO PARA O IFPB – GEOGRAFIA (GEOGRAFIA – PROF. SD WANDERLAN)

 13 - CURSO DE MATEMÁTICA GRATUITO PARA O IFPB (MATEMÁTICA - PROF SD ALBUQUERQUE)
 
14 - PROJETO DE MATEMÁTICA: PROFESSOR JÚNIOR (MATEMÁTICA - SD WAMBERTO)

15 - PROJETO DE MONITORIA LITERÁRIA: UM INCENTIVO ÀS PRÁTICAS COOPERATIVAS (LITERATURA – SD ALEXANDRE) – PREMIADO TAMBÉM EM 2011

16 – BULLYING: UM PROBLEMA CRESCENTE (POLIVALENTE – CB CLÍCIA DE ANDRADE)

17 - CITOLOGIA: INCENTIVAR E MELHORAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE O CONTEÚDO BÁSICO DA BIOLOGIA CELULAR (BIOLOGIA – CB BM GELIADSON AZEVEDO)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alunos do Colégio da PM são homenageados na Capitania dos Portos da Paraíba

Confira também em:


Nesta quarta-feira (12) alunos do Colégio da Polícia Militar foram homenageados pela Capitania dos Portos da Paraíba pelos resultados obtidos no concurso de redação Operação Cisne Branco.

As professoras Priscila Nascimento e Sgt Cínthia (Língua Portuguesa), formaram uma equipe de estudantes para enfrentarem este desafio do concurso de redação ... resultado: Aluna Verônica Félix (1º lugar), Aluno Nilson Máximo (2º lugar) e Aluno Isaías Claudino (3º lugar).

O gestor escolar do Colégio da PM, Capitão Elmer Melz, recebeu certificado atestando a colaboração que a instituição de ensino que dirige prestou à divulgação das ações da Marinha do Brasil, e em especial à preservação da chamada Amazônia Azul.

Veja as imagens:


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Governador da Paraíba recebe alunos do Colégio Militar no Palácio da Redenção


http://www.paraiba.pb.gov.br/60745/visitas-e-acoes-de-saude-marcam-aniversario-da-casa-militar-do-governador.html



Uma programação especial, iniciada nesta quarta-feira (5), marca as comemorações dos 55 anos de criação da Casa Militar do Governador. O evento foi aberto ontem, às 15h, com a visita dos alunos do Colégio Militar ao Palácio da Redenção, onde funciona a Casa Militar. A programação prossegue até o dia 20 deste mês e inclui ações de saúde, visitas guiadas e será encerrada com a apresentação do Auto de Natal.

Durante o evento, os alunos poderão conhecer as dependências do prédio, o Gabinete do governador e Casa Civil. A estrutura do Palácio, o Salão Nobre com seus quadros de autoridades. O espaço ainda guarda azulejos e outros objetos antigos, além do Mausoléu do ex-governador e presidente da Paraíba, João Pessoa, que fica no jardim do Palácio.


Hoje (06/nov/2012) foi o segundo dia de visitação, onde os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar tiveram o privilégio de serem recebidos pelo próprio Governador Ricardo Coutinho e foram convidados pelo mesmo a assistirem a uma solenidade no salão nobre do palácio.  “Ações como essas aproximam nossos jovens da vivência cidadã, reconhecendo nos nossos representantes muito mais do que personalidades distantes, mas como pessoas comuns como eu ou você. Tenho certeza que estes estudantes guardarão esta experiência em suas memórias, bem como terão muita satisfação em comentá-la com seus familiares e colegas”, disse o Capitão Elmer Melz, diretor do Colégio da Polícia Militar.

Veja as imagens:

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Colégio da PM abre vagas para novos estudantes





O Colégio da Polícia Militar da Paraíba (CPM-PB), em João Pessoa, lançou edital de inscrições http://static.paraiba.pb.gov.br/2012/11/Di%C3%A1rio-Oficial-07-11-2012.pdf que oferece oito vagas (sendo sete para o 1º ano do Ensino Médio e uma para o 9º ano) para o ano letivo 2013. Conforme o edital, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7), 60% das vagas são para filhos de policiais militares e 40% para os civis.

As inscrições estarão abertas no período de 26 de novembro a 14 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30, na sede do colégio, na rua Coronel Francisco de Assis Veloso (sem número), Mangabeira VII. Caso a demanda seja maior do que o número de vagas oferecidas, o critério de seleção será um sorteio público, que será realizado no dia 20 de dezembro, no auditório do Centro de Educação da PM (também em Mangabeira).

“O Colégio da Polícia Militar faz parte da rede de escolas públicas do Estado, com a diferença de ser administrado pela Polícia Militar. Nesse sentido, a gestão militar preza bastante pela organização e pela motivação de cada um dos funcionários e dos alunos, tendo em vista que o sucesso de cada um repercute no êxito da equipe”, apontou o diretor do colégio, capitão Elmer Melz.

Ele lembrou, ainda, que diversos alunos da instituição são destaque em competições esportivas e de conhecimentos. Este ano, além de obter com os alunos do 5º ano uma média (5.9) um ponto acima da nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o CPM também recebeu uma menção honrosa na Olímpiada Nacional de História. 

Isso porque, três alunos da instituição chegaram a final da competição, que é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-São Paulo) e tem participação de estudantes de todo o país. No esporte, os alunos do Colégio da Polícia Militar conquistaram medalha de ouro nos Jogos Escolares Estaduais deste ano, nas modalidades de Futebol de Campo (categoria de 12 a 14 anos) e Taekwondo.

Já os times de Futsal, Volleiball e Handball (ambos tanto masculino quanto feminino) conseguiram a prata. Em nível nacional, quatro dos seis integrantes da equipe paraibana de Taikodom, que disputará nos próximos dias as Olímpiadas Escolares Brasileiras, são do CPM. 

Já há uma sinalização positiva no sentido de que a gestão da Escola Técnica Estadual em Mangabeira ficará sob a gestão do Colégio da Polícia Militar, garantindo dessa forma o ensino profissionalizante de qualidade e um ambiente escolar com o patrimônio público conservado e livre de violência e aliciamento para as drogas.

Confira a documentação exigida para realizar a inscrição no Processo Seletivo do CPM:

* Requerimento de inscrição devidamente preenchido, sem lacunas, emendas e/ou rasuras.
* Declaração original ou cópia autenticada da escola de origem, constando o ano/série em que o interessado está cursando em 2012, devidamente assinada pelo gestor ou secretário escolar.
* Cópia autenticada do documento de identidade do responsável legal pelo candidato.
* Cópia autenticada da certidão de nascimento do candidato ou fotocópia com original.
* Para os candidatos filhos de policiais militares da PMPB, será exigida cópia autenticada da carteira de identidade funcional do pai/mãe militar estadual.
* Para os candidatos filhos de policiais militares da PMPB que não sejam filhos biológicos serão exigidos o comprovante legal de dependência oriundo do Poder Judiciário ou Conselho Tutelar.

Equipe do Colégio da PM recebem Menção Honrosa da UNICAMP-SP


Confira também nos seguintes links:





Dois alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar da Paraíba (CPM) se destacaram na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que aconteceu entre os meses de agosto e outubro, em Campinas, São Paulo. Os alunos Sérgio Everton, de 15 anos, e Giovanny Santos, de 14 anos, participaram juntamente com o professor Rodrigo Fontes, concorrendo com 10.785 equipes de todo o país e conseguiram ficar entre as 300 melhores equipes do Brasil.

“Nossos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental concorreram com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, muitos de escolas particulares e, mesmo assim, conseguiram ficar entre as 300 melhores equipes do país”, destacou o professor Rodrigo Fontes de Lima.

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil foi promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Os alunos paraibanos receberam medalhas, o certificado de menção honrosa e livros para estimular os estudos da disciplina.

“Estimulamos nossos alunos a criarem times nas disciplinas, assim como acontece nos esportes, então este professor se interessou e com seu time, formado por 15 alunos, intensificou os estudos em História do Brasil e conseguimos obter êxito nas cinco primeiras fases e tivemos estes alunos que chegaram à etapa final”, contou o capitão Elmer Melz, diretor do Colégio da Polícia Militar da Paraíba (CPM).

Para o aluno Giovanny Santos, participar da etapa final da olimpíada, em São Paulo, foi uma grande conquista. “Quando vimos que estávamos lá, competindo com todas aquelas escolas e conseguimos ficar entre as 300 melhores equipes do país, vi que, independente de onde você estuda, o que realmente importa é a força de vontade”, comentou o aluno.

A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil teve seis fases, sendo que da primeira à quinta fase foi realizada de forma online, entre os meses de agosto a outubro.

A última fase, presencial, aconteceu em outubro, mesmo mês em que aconteceu a divulgação dos resultados, no último dia 21. Na primeira fase participaram 10.785 equipes de todo o país, incluindo escolas privadas, Institutos Federais de Educação e escolas públicas. Apenas 300 equipes de todo Brasil chegaram à fase presencial final, entre elas a da Paraíba. A prova final foi composta por três imagens, onde os alunos tiveram que fazer uma análise historiográfica dos documentos históricos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Carro fica destruído em batida e motorista sai andando




Às vezes as pessoas têm uma segunda chance para viver. Foi o que aconteceu perto da cidade Kaluga, na Rússia. Um equipamento de segurança instalado no painel de um veículo filmou um grave acidente na estrada. Um carro perdeu o controle ao tentar ultrapassar um ônibus na rodovia, e acabou batendo de frente com um caminhão. O carro ficou destruído, mas o motorista saiu pelo vidro da frente andando, mesmo tendo quebrado algumas costelas. Olha só: